Torneio de Pebolim ACSA (Arnold Classic South America) RESULTADOS: Duplas Feminino Campeãs: Tânia e Daniela Vicê-Campeãs: Soraya e Karla Individual PRO Campeão: Danilo Lot FOTOS Parece que o ARNOLD também gosta de Pebolim dá para ver isso no rosto dele ...tanto que, não resiste, entra jogo e... Mitso, Fernando, Clayton, Danilo, Jaime e FelipeCATEGORIAS, MODALIDADE, MESAS e VALOR DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL PRO - Profissionais Rankeados TOP 8 no TIP da FEBRAPE e, quem mais quiser se inscrever. Inscrição - R$ 50,00 por competidor - paga na hora em dinheiro Limite = 16 inscritos por ordem de chegada/pagamento Mesa = Tornado Início = 13:hs Formato = MATA-MATA, melhor de 5 jogos de 5 gols cada Regras = Internacionais ITSF DUPLAS EXPERT - Jogadores com experiência em Torneios Inscrição - R$ 60,00 por Dupla - paga na hora em dinheiro Limite = 16 Duplas por ordem de chegada/pagamento Mesa = PRO II + Kit Tornado Início = 14:hs Formato = MATA-MATA, melhor de 5 jogos de 5 gols cada Regras = Internacionais ITSF DUPLAS AMADOR - Aberto a todos, menos jogadores qualificados EXPERT ou PRO. (listagem abaixo) Inscrição - R$ 40,00 por Dupla - paga na hora em dinheiro Limite = 16 Duplas por ordem de chegada/pagamento Mesa = PRO II + Kit Warrior FEMININO - só mulheres DUPLAS - Garantido = R$ 20,00 por paticipante - paga na hora em dinheiro INDIVIDUAL - havendo tempo e interesse, poderá ser organizado. (mínimo 4 jogadoras) R$ 10,00 por paticipante Mesa = PRO II + Kit Warrior Limite = 8 Duplas por ordem de chegada/pagamento Início = 13:hs Formato = MATA-MATA, melhor de 3 jogos de 5 gols cada Regras = Básicas Febrape NOTA: Caso haja um número menor de atletas por Cagoria/Modalidade do que o máximo esperado, é possível que termine mais cedo, nesse caso será possível mudar o formato para DUPLAS ELIMINATÓRIA ou organizar mais um evento na outra MODALIDADE da mesma categoria, exemplo: DUPLAS EXPERT. terminando cedo, e havendo interessados, poderá ser organizado na hora um INDIVIDUAL EXPERT pagando novamente a inscrição a ter o valor estabelecido no mesmo valor da modalidade inicial (por cabeça) e a premiação continua sendo 50% do arrecadado para o(a) Campeão(ã). INSCRIÇÃO Todas as inscrições, só poderão ser pagas em dinheiro na hora e no local da competição, favor trazer valor trocado, não podemos garantir troco para todos. As chaves não serão sorteadas, serão montadas conforme ordem de chegada/pagamento, ou seja, se você chegou, pagou, entra na tabela na ordem de chegada e havendo mesa e adversários já disponíveis, seu jogo poderá ser na mesma hora. Com exessão do INDIVIDUAL PRO que será montada a tabela conform RANK de cada jogador. REPESCAGEM Devido a número reduzido de mesas disponíveis não podemos organizar no formato Dupla Eliminatória como gostaríamos, onde há chances de repescagem para todos, Foi estabelecido um número máximo por categoria para que possamos garantir o início e término dentro do horário limite estabelecido. Dessa forma, quem for eliminado logo nos primeiros jogos, terá a chance de se inscrever novamente desde que ainda haja vaga na tabela, sempre conforme ordem de chegada/pagamento, portanto não é garantido, mas é possível, essa seria a única forma de repescagem.ORGANIZAÇÃO Por hora, a única forma garantida de organização será feita por meio de tabelas impressas, preenchidas á mão. Estarão disponíveis em cima da mesa para quem quier ver, nosso STAFF será o responsável por preencher e seguir essas tabelas, e serão instruídos para dar mais informações, para saber contra quem e a que horas mais ou menos será seu próximo jogo, peça para ver a tabela correspondente ou peça auxílio á pessoa coordenando aquela tabela. 1 tabela x mesa x organizador (Staff) PREMIAÇÃO Devido a convite de última hora para organizar o torneio de Pebolim dentro do evento, não foi possível realizar a compra de TROFÉUS e MEDALHAS personalizados para entrega no local, ficou definido então pagar 50% do TOTAL arrecadado em cada categoria, e esse valor será pago na hora em dinheiro e apenas ao CAMPEÃO(Ã) de cada competição. Regulamento para Torneios OFICIAIS de Pebolim organizado pela FEBRAPE. 1 - SORTEIO – Os times devem "disputar" um PAR-OU-ÍMPAR para decidir quem sai com
a primeira bola, ou quem escolhe o lado da mesa. 2 – PRIMEIRA BOLA - A bola pode ser colocada com a mão, no jogador central da barra
de meio campo do time que optou sair com ela; após convertido um gol a bola pode ser
colocada no boneco central da barra de meio de campo do time que sofreu o último gol, e
assim por diante. Na próxima partida sai com a bola o time que perdeu o último jogo. Se
optar por lançar a bola pelo buraco lateral, a mesma deve tocar a parede oposta da mesa
para que se considere bola em jogo e possa ser chutada ou passada. 3 – SERVIÇO DE BOLA - Após ter certeza que o time oposto está pronto para jogar,
deve-se movimentar a bola de uma forma que toque 2 bonecos da mesma barra antes de
chutar a gol ou avançar (passar a bola); 4 - BOLA FORA - Se a bola sair da mesa deverá ser colocada na defesa do time oposto
que causou a saída da bola, ou seja, se o time "A" chutou a bola de uma forma que fez
com que ela saísse da mesa, independente onde a bola bateu antes de sair, então o time
"B" tem o direito de sair com a bola na sua área de defesa, sempre obedecendo a regra 3. 5 - BOLA MORTA - Se bola parar fora do alcance de qualquer boneco, deverá ser
colocada na defesa mais perto do local onde a bola parou, no caso de parar no meio de
campo deverá ser colocada no pé de quem serviu a última bola. Não se deve sacudir,
levantar ou bater a mesa. 6 - PONTO MARCADO (GOL) - Se a bola entrar e sair do gol, o gol será válido, cada gol
conta como 1 ponto, independente de qual jogador chutou a bola. O time que sofreu o gol
agora é quem serve a bola conforme regra 3.
obs: gol de goleiro não vale dois! e bola que entra e sai, vale! Gol aéreo é permitido, mas
é proibido em campeonatos oficiais. 7 - A PARTIDA - Uma partida pode ser um único jogo ou uma melhor de 3 ou 5 jogos,
conforme for estabelecido previamente pelo diretor ou organizador do torneio. 8 - O JOGO - Um jogo é vencido pelo time que fizer 4 gols primeiro, podendo ser alterado
para 5 ou 10 gols ou conforme o diretor ou organizador do torneio decidir. 9 - GIRAR AS BARRAS - Não é permitido girar as barras e nem bater nas laterais ou
qualquer esforço na mesa que atrapalhe ou dificulte o controle ou posse de bola do time
oponente. Um giro de 360º graus da barra (uma volta completa), desde que seja
controlado, é permitido. Se for efetuado um gol girando as barras será anulado, porém, se
for gol contra após um giro ilegal, será válido! Um giro ilegal é definido quando o boneco
der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola. 10 - TEMPO DE POSSE DE BOLA - O tempo de posse de bola não deverá exceder 15
segundos em cada área (ataque, meio-campo ou defesa) , goleiro e zagueiuro, são
considerados como uma única área, a área de defesa. 11 - INVASÃO A ÁREA DE JOGO - Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo
enquanto a bola estiver em movimento, se houver a necessidade de remover algum
objeto que tenha caído no campo, aguarde até que a bola esteja parada completamente e
então peça permissão ao adversário para colocar a mão dentro de campo.
obs: Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada
até que pare completamente. 12 - TROCA DE LADO E DE POSIÇÃO - Os times podem trocar de lado da mesa após
cada jogo se quiserem, caso ambos não queiram, então não será necessário, mas uma
vez que um time queira trocar de lado, deverão continuar trocando de lado da mesa ao
final de cada jogo.
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem, mas apenas entre um gol
e outro, ou durante uma pausa, não é permitido trocar de posição com a bola em jogo,
esteja parada ou em movimento. 13 - FALTA TÉCNICA - Deverá ser cobrada paralisando o jogo como está e colocar a bola
na barra de ataque e tentar fazer um gol no time que cometeu a infração. Se o gol for
convertido a bola deverá sair normalmente no meio de campo de quem sofreu o gol, caso
o ponto não seja marcado a bola deverá continuar em jogo de onde estiver. 14 - DISTRAÇÃO - Não é permitido distrair o adversário de qualquer forma, seja
verbalmente, batendo a barra antes de chutar a gol, ou terceiros que façam alguma coisa
para desviar a atenção do outro time. Os jogadores do mesmo time não devem conversar
enquanto a bola estiver em jogo, após efetuado o gol é válido qualquer comemoração. 15 - ATRASO DE JOGO - Uma vez que o jogo for iniciado, deverá continuar até o seu
término sem interrupções. Cada time pode pedir tempo, se desejar, mas desde que esteja
com a posse de bola e a mesma esteja parada. Cada time pode fazer 1 pedido de tempo
por jogo, o qual não deve exceder 30 segundos. Entre um jogo e outro deve-se obedecer
o tempo máximo de 60 segundos, qualquer violação a essa regra deverá ser penalizada
como atraso de jogo. 16 - PUNIÇÕES - Cada uma das regras acima devem ser respeitadas o tempo todo, a
violação de qualquer uma das regras acima deverão ser punidas da seguinte forma:
1ª Violação - Aviso verbal,
2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente servir no meio de campo,
3ª Violação - Punição com Falta Técnica.
obs: 3 Faltas Técnicas em uma mesma partida, resultarão em perda da mesma. 17 – Ética Esportiva– Espera-se de todos os participantes, uma atitude ética e esportiva, não será
tolerado durante todo o torneio qualquer tipo de ofensas, xingamentos, brigas,
discussões, ou confusões de qualquer natureza, seja contra outros jogadores, juízes,
espectadores e/ou organizadores, seja no local do evento ou em suas proximidades. Havendo qualquer problema, de qualquer natureza, o mesmo deve ser reportado imediatamente para o Organizador do evento tomar as decisões cabíveis. 18 - Ética Comercial - Também não será tolerado de forma alguma propaganda de outros torneios, fabricantes de mesas e/ou outras organizações ou mesmo locais de jogo que não sejam relacionadas a FEBRAPE. A violação dessa regra resultará em desclassificação do Torneio, provável expulsão da ARENA do PEBOLIM e ineligibildiade para futuros eventos organizados pela FEBRAPE. 19 – Árbitragem - As partidas podem ser arbitradas por um Juiz (se presente) ou autoarbitradas.
Na falta de um Juiz oficial, qualquer outro Oficial, ou o jogador mais experiente
presente no local podem exercer a função e Juiz. Uma vez presente na mesa, o Juiz
Oficial ou eleito, é a autoridade máxima, sua decisão é final e não pode ser contestada.
Desrespeito ao Juiz será considerada violação da conduta anti-esportiva podendo ser
penalizado com perda da partida e até desclassificação do torneio. 20 - Punições - Violação à regra de conduta e suas penalidades: -Primeira violação = aviso verbal, -Segunda violação = perda da partida. -Reincidência = desclassificação do torneio. Acima de tudo o jogo de Pebolim como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme
suas regras, e levado em consideração que merece ganhar quem tem mais habilidade e
não quem for mais malandro! girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário,
aforontá-lo ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a
malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta Técnica. ORGANIZAÇÃO |