ClubeABC

Regras do jogo

As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais e foram adaptadas para o bom funcionamento do Clube

1 - INÍCIO DE JOGO
 -
 Para iniciar deve-se começar com um cara ou coroa, par ou ímpar, e etc., o vencedor tem o direito de decidir sair com a bola ou escolher o lado da mesa, o oponente fica com a opção remanescente.
obs: uma vez feita a escolha não deve mais ser alterada.

2 - SERVIÇO DE BOLA
 -
 A bola deve ser colocada com a mão no jogador central da barra de meio campo do time que optou sair com a bola; após convertido um gol, a bola sai novamente no boneco central da barra de meio de campo, porém com o time que sofreu o último gol, e assim por diante. Na próxima partida, se for uma melhor de 3 ou 5,  sai com a bola o time que perdeu o último jogo. Em caso de entrada de um novo time na mesa, esse terá a posse de bola para saída.

3 - A PRIMEIRA BOLA, E BOLAS SUBSEQUENTES
 -
 Após ter certeza que o time oposto está pronto para jogar, perguntando, PRONTO? e ouvindo a confirmação do outro lado, deve-se movimentar a bola de uma forma que haja 3 toques no mínimo, em 2 ou mais bonecos, isso deve ser feito antes de chutar a gol ou avançar (passar a bola). Depois, a cada ponto marcado,  quando a bola sair da mesa ou for declarada morta, deve-se obedecer a essa mesma regra para sair com a bola.

4 - BOLA FORA
 -
 Se a bola sair da mesa, deverá ser recolocada em jogo na defesa do time oposto que causou a saída da bola, ou seja, se o time "A" chutou a bola de uma forma que fez com que ela saísse da mesa, independente onde a bola bateu antes de sair, então o time "B" tem o direito de sair com a bola na sua defesa, sempre obedecendo a regra#3.

5 - BOLA MORTA
 -
 Se bola parar fora do alcance de qualquer boneco, ele deverá ser declarada BOLA MORTA, e deve ser colocada na defesa mais perto do local onde a bola parou, no caso de parar no meio de campo deverá ser colocada no jogador central da barra de meio-campo  do time que serviu a última bola. Não se deve sacudir, levantar ou bater a mesa. Toda vez que a bola parar ou precisar ser tocada por alguém, deve ser recolocada em jogo obedecendo sempre a regra#3.

6 - PONTO MARCADO (GOL)
 - Se a bola entrar e sair do gol, o gol será válido, cada gol conta como 1 ponto apenas, independente de qual jogador chutou a bola a gol. O time que sofreu o gol agora é quem serve a bola conforme regra #3.
obs: gol de goleiro não vale dois! e bola que entra e sai, vale! Gol aéreo é permitido, mas é proibido em campeonatos oficiais.

7 - A PARTIDA
 -
 Uma partida pode ser apenas 1 único jogo, uma melhor de 3 ou 5 jogos, sempre  conforme for estabelecido previamente pelo diretor ou responsável presente, o número de jogadores presentes x mesas disponíveis, serão a referência para a decisão, visando que o maior número de pessoas jogue mais constantemente.

8 - O JOGO
 -
  Um jogo é vencido pelo time que fizer o número determinado de gols primeiro, podendo ser apenas 1 jogo ou mais, conforme decisão da diretoria no dia.

- QUANTIDADE DE GOLS POR JOGo OU PARTIDA
 - Fica estabelecido pela diretoria do Clube a quantidade de gols por jogo, dependendo da quantidade de times presentes no momento, conforme abaixo:

até 5 duplas = 10 gols
de 6 a 8 duplas = 7 gols
a partir de 9 duplas = 5 gols
Essa é uma regra que pode ser alterada a qualquer hora conforme houver necessidade.

10 - GIRAR AS BARRAS
 -
 Não é permitido girar as barras e nem bater nas laterais ou qualquer esforço na mesa que atrapalhe ou dificulte o controle de bola do time oponente. Um giro de 360º graus da barra (uma volta completa apenas), desde que seja controlado, e com a mão sem sair da barra é permitido. Se for efetuado um gol girando as barras o mesmo deverá ser invalidado, porém se for gol contra após um giro ilegal, será válido! Um giro Ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.

11 - TEMPO DE POSSE DE BOLA
 -
  O tempo de posse de bola não deverá exceder 15 segundos em cada barra, sendo que goleiro e defesa, são considerados como uma única barra, a de DEFESA, o tempo de posse no meio de campo é de apenas 10 segundos, esse tempo não é cronometrado em todos os jogos, porém se houver a necessidade qualquer um pode solicitar que alguém cronometre o tempo para evitar problemas.

12 - INVASÃO A AREA DE JOGO
 -
  Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento, se houver a necessidade de remover algum objeto que tenha caído no campo, aguarde até que a bola esteja parada completamente e então peça permissão ao adversário para colocar a mão dentro de campo. 
obs: Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare totalmente.

13 - TROCA DE LADO E DE PARCEIROS
 - Os times podem trocar de lado da mesa após cada jogo se quiserem e se houver essa possibilidade, caso ambos não queiram então não é necessário, mas uma vez que um time queira trocar de lado, deverão continuar trocando de lado da mesa ao final de cada jogo.
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem, mas apenas entre um gol e outro, ou durante uma pausa, não é permitido trocar de posição com a bola em jogo, esteja parada ou em movimento.

14 - DISTRAÇÃO
 -
 Não é permitido distrair o adversário de qualquer forma, seja falando verbalmente, batendo a barra antes de chutar a gol, ter expectadores ou amigos que façam alguma coisa para desviar a atenção do outro time, e também não é permitido que os jogadores do mesmo time fiquem conversando em quanto a bola estiver em jogo com o intuito de distrair o oponente, comentários entre parceiros é aceito desde que não seja para distrair o oponente, após efetuado o gol é válido qualquer comemoração.

15 - ATRASO DE JOGO
 -
  Uma vez que o jogo for iniciado, deverá continuar até o seu término sem interrupções, havendo o desejo ou necessidade, um time pode pedir tempo, mas desde que o time tenha a posse de bola e ela esteja parada. Cada time pode fazer __ pedido(s) de tempo por jogo, cada pedido de tempo não pode ultrapassar __ segundos. Entre um jogo e outro, quando houver,  deve-se obedecer o tempo máximo de __ segundos, qualquer violação a essa regra poderá ser penalizada como atraso de jogo.

PUNIÇÕES
 -
 Cada uma das regras acima devem ser respeitadas o tempo todo, a violação de qualquer uma das regras acima "poderão" ser punidas da seguinte forma: 
1ª Violação - Aviso verbal,
2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente servir no meio de campo, 
3ª Violação - Perda do jogo.

Comments